Instituto Pensar - Sebrae abre inscrições para mapeamento da Economia Criativa no Nordeste

Sebrae abre inscrições para mapeamento da Economia Criativa no Nordeste

por: Mônica Oliveira 


O nordeste tem grande potencial criativo que vem da diversidade cultural presente na região (Imagem: divulgação/Impacta Nordeste)

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste, que pretende estimular e apoiar soluções inovadoras para o setor na região.

A ação acontece em parceria com o Impacta Nordeste e tem busca e seleção da Pipe.Social. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de outubro.

Ao participar da radiografia do setor, os criativos estarão concorrendo a premiações em dinheiro, capacitação de 20h e inserção na rede de economia criativa do Sebrae.

Serão selecionados até 8 negócios para a etapa final, mas somente 4 deles vão receber o prêmio de 2 mil reais, em cada uma das categorias da economia criativa: Consumo, Cultura, Mídias e Tecnologia. Consulte o edital e inscreva-se por aqui.

Leia também: Pesquisa "Impactos da Covid-19 para a Economia Criativa” divulga resultados

Após concluir a cartografia dos negócios de inovação que usam a criatividade como ferramenta, meio, produto ou matéria-prima para suas soluções, o projeto vai impulsionar essas iniciativas.

A chamada é voltada para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Valem negócios da economia criativa em diversos segmentos, desde o consumo (Publicidade, Marketing Arquitetura, Design e Moda), passando pela cultura (Expressões Culturais, Patrimônio e Artes, Música, Artes Visuais e Artes Cênica), mídias (Editorial, Games e Audiovisual) até tecnologia (P&D, Biotecnologia e TIC).

Sebrae Nordeste criativo

De acordo com os organizadores, o nordeste é dono de um grande potencial criativo que vem da diversidade cultural presente na região. "A economia criativa do Nordeste tem tudo para crescer e ampliar sua participação na geração e riquezas”, destacam.

Segundo levantamento feito pela Firjan em 2017, somados, os nove estados que formam a região contribuem com cerca de 8,2% no percentual geral do setor, com o Maranhão participando com 0,6%.

"Entendemos que a economia criativa é um setor estratégico com grande potencial no Nordeste e queremos apoiar, cada vez mais, os criativos da região”, diz Danielle Abreu, analista do Sebrae (MA), gestora do projeto Cadeia de Valor da Economia Criativa Nordeste.

Os dados a serem coletados vão subsidiar o planejamento de ações direcionadas para transformar as habilidades criativas naturais dos nordestinos. A ideia é transformar essa produção imaterial em ativos econômicos com capacidade para contribuir com o crescimento socioeconômico dos territórios.

Para isso, o Sebrae aposta no fomento aos negócios criativos sustentáveis, baseados em modelos inovadores, o que ajudaria a economia criativa, que vive o desafio de se reconstruir no pós pandemia.

 "Isso é fundamental neste momento de recomposição da economia, em que precisamos reformular nossas estratégias e redirecionar nossas ações”, destaca Abreu.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: